Qual o melhor tecido para confecção de moda praia?

Se você trabalha com moda praia, com certeza já se perguntou “qual o melhor tecido para trabalhar?”. E acredito que talvez ainda não tenha encontrado essa resposta, mas saiba que existe um motivo para isso.

Com mais de 30 anos de experiencia em confecção e em venda de matéria prima, aprendi que essa resposta não existe. Ou, se existe, ela é um simples “DEPENDE”. Vou te explicar o porquê. Vem comigo!

Matéria prima
Um pouco do material com que trabalho para você!

Esse é o tecido certo?

Eu sempre digo que quando o assunto é matéria prima, não existe certo ou errado, mas sim intenção e objetivo. O que quero dizer com isso? Que não existe uma resposta única. Não existe o melhor tecido para trabalhar. Tudo depende do objetivo da peça que você está criando.

Um exemplo apenas para deixar tudo claro: a modelagem influencia na escolha do tecido. Ou seja, se você trabalhar com modelagens diferentes, existe a chance de que tecidos diferentes sejam adequados para cada modelagem.

Percebe? E olha que só falamos de um fator de influência até agora, a modelagem, mas existem diversos fatores, como o valor final da sua peça, seu público alvo, etc.

Se não existe certo ou errado, como eu vou escolher?

A resposta para essa pergunta é a chave de tudo. Para escolher você precisa de conhecimento. Precisa entender quais são os tecidos disponíveis, as suas principais propriedades, o uso mais adequado de cada um… Conhecendo bem a matéria prima com que você trabalha, você será capaz de analisar as vantagens e desvantagens de cada opção frente a sua intenção com a peça que irá produzir.

Falando assim, pode parecer complicado, mas a verdade é que com conhecimento você perceberá que é simples.

E como aprender sobre os tecidos?

Com a internet, as vezes temos a sensação de que podemos aprender tudo com uma rápida pesquisa, mas não é bem assim. Quando estamos falando da nossa profissão, é preciso garantir de que vamos aprender de verdade. Que o conteúdo que vamos acessar é de qualidade.

Por isso, o meu conselho é que você busque fontes confiáveis. Veja se o material que está utilizando foi criado por alguém que realmente domina o assunto. Verifique se quem está te ensinando tem experiência!

Quando eu ensino algo por aqui, não estou apenas repetindo conceitos, entende? Estou te passando o que deu certo para mim nesses 30 anos de profissão. Existe experiência, vivência, anos de estudo. Existe uma história por trás do que ensino.

Exemplo de tecidos
São anos de história na profissão

Então, quando for aprender, busque fontes assim, de profissionais que realmente saibam do que estão falando.

E se você ficou interessada em aprender sobre tecidos para ser capaz de escolher o melhor para a SUA INTENÇÃO, conte comigo. Me envie uma mensagem pelo meu Instagram, me conte como posso te ajudar nessa jornada. Por lá, o meu conteúdo é feito para vocês!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat