Estampa Vichy: do vintage ao contemporâneo

Toalha de piquenique, Brigitte Bardot, Audrey Hepburn… São muitos os símbolos associados ao xadrez quadriculado que vai e volta na história da moda.
A estampas está com tudo!  Em 2020, as buscas por “estampa vichy” aumentaram 110% no Pinterest. Isso só comprova o sucesso dela.

A sua origem, vem da importação de tecidos listrados da Malásia para a Europa no século XVII, assumindo apenas a partir do século XVIII a forma quadriculada nas fábricas de Manchester, na Inglaterra. Vichy é o nome francês dado ao xadrez também conhecido como gingham. Os franceses a chamam assim por produzirem esse tecido na região de Vichy, na França.

Hoje resolvemos te mostrar referências de todos os tipos, desde as vintage, até as contemporâneas.

 

Vamos começar pelas musas do cinema: Audrey Hepburn usou o vichy em sua forma mais delicada: cores claras. A modelagem da calça só reforça a delicadeza da escolha.

Brigitte Bardot é sem dúvidas a musa dessa estampa! Ela usou diversas vezes, inclusive em seu casamento. Esse look dela é icônico! Até bonecas já foram criadas usando essa roupa. Uma saia godê com bastante volume e cintura marcada. Um clássico que poderia ser usado hoje.

 

Jane Birkin nesse look fresh para mostrar que o Vichy combina com o casual, pernas de fora e descontração.
Já a Lauren Bacall, nos mostra que o vichy também vai bem em produções formais. Elegante!

 

Ousamos dizer que o vichy é o mais romântico dos xadrezes. Se combinada a modelagens igualmente românticas, o match é certo!
Olha o charme desses looks, não dá vontade de confeccionar igual?

 

Moda praia charmosa? Crie com Vichy!
A estampa carrega essa carga retrô que combina muito com maiôs e biquínis. Usar Vichy na praia faz a gente parecer personagem de filme.

 

Aqui temos dois exemplos de produções contemporâneas com a estampa vichy! O charme ficou inteiro por conta da estampa.

 

O conjuntinho Vichy é um charme a parte! O bom dos conjuntos é que você pode usar as peças separadamente, criando muitas variações com as duas peças.
Além disso, tem o charme vintage que já falamos.

 

Gostaram das inspirações?
Aqui na MC nós temos diversas versões do vichy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *