4 conselhos para que você possa ter sucesso no ramo da costura

Muitas de nós crescemos com nossas tias, mães e avós costurando. Muitas costuravam apenas para a família, outras tinham a costura como profissão. O fato é que tivemos a chance de ver mulheres incríveis trabalhando em suas máquinas de costura e do nos inspirarmos a trabalhar nas nossas próprias máquinas.

Porém, mesmo sabendo que queremos trilhar esse caminho, às vezes nos sentimos perdidas, sem direção, nos perguntando como começar… E é por isso que trouxe este post para o blog. Porque já passei por isso. Já estive no começo. Antes de começar a dar cursos, de ter a minha empresa, de ter sucesso na minha profissão, eu já precisei de orientação. Hoje, vou te contar o que queria ter aprendido lá atrás, no meu início. Vem comigo!

Máquina Singer Doméstica
Foi com essa máquina que tudo começou por aqui.

Acredite: existe um lugar na costura para você

Se você está iniciando neste mundo, é comum que fique se questionando: “será que eu consigo?”, “será que ainda vale a pena costurar?”, “com tudo industrializado, como vou começar com minha máquina doméstica?”. Mas a minha primeira sugestão para você é: acredite!

A verdade é que por mais industrializado que o mundo da confecção esteja, profissionais de qualidade sempre serão requisitados. Inclusive, posso citar 3 áreas da costura que estão precisando de profissionais: confecção de peças sob medida, conserto de roupas e adaptações de roupas prontas. É claro que existem milhares de áreas, mas citei 3 comuns só para que você perceba que existe um lugar para você, desde que você acredite e corra atrás.

Aprenda a se comparar da forma certa

Provavelmente você já ouviu alguém dizer que não devemos nos comparar a ninguém porque a comparação faz mal. Mas não é bem assim. Existe a forma correta de se comparar. A primeira forma é se comparar com você mesma.

Preste atenção aqui: quando você estiver confeccionando suas primeiras peças, lembre-se de se comparar com a sua versão do passado. Por exemplo, se hoje você aprendeu uma nova técnica, compare-se com o dia que você ainda não sabia nada. Essa comparação consigo mesma te ajuda a perceber a sua evolução e também te alerta quando você não estiver mais evoluindo. O seu objetivo é ser sempre melhor do que antes!

A segunda forma de se comparar é escolhendo boas pessoas para observar. Escolha pessoas que tem sucesso na costura, que construíram algo sólido, honesto e com muito trabalho. Observe o que essa pessoa fez no começo e compare com o que você tem feito. É importante que você leve em consideração as situações de vida de cada um, ok?

Mas o que quero dizer é o seguinte: se alguém que você admira começou com esforço, estudou, investiu em conhecimento e você não tem feito isso, compare-se e veja como você pode se aproximar dessas ações. A chave é comparar as AÇÕES, nunca os resultados. O seu resultado virá no seu tempo.

Tenha calma, mas insista na costura

Você não terá sucesso da noite pro dia. É preciso insistir bastante, aprender, melhorar as técnicas, criar repertório, errar e identificar os erros, etc. Então tenha em mente que você não deve parar nas primeiras dificuldades, insista. Insista até que você se torne a costureira que deseja ser. E tenha calma durante esse processo, pois ele leva tempo.

Aprenda com quem já passou por tudo isso

Esse é o meu último conselho de hoje, mas o mais importante. Você pode, sim, aprender tudo sozinha. Mas será muito difícil. Será preciso trilhar caminhos desconhecidos por você. Errar muito, cair e levantar diversas vezes.

Por isso, eu te sugiro a facilitar esse seu caminho aprendendo com quem já trilhou tudo isso. Conte com a orientação de pessoas que vão te guiar, te mostrar o que funciona, te ensinar o que traz mais resultado, te alertar sobre os erros que ela já conhece. Entende o que quero dizer?

E o bom é que hoje em dia, com a internet, você tem acesso a essas pessoas com facilidade. Esse blog mesmo é um exemplo. Você tem contato comigo, que já passei por tudo isso! Você pode aprender com meus mais de 30 anos de experiência, veja como isso facilita a sua jornada.

Eu com minha máquina doméstica
Tenho tanta carinho por essa máquina e pela minha trajetória.

Então eu te convido a vir comigo! Eu estou aqui no blog e também no Instagram, sempre mostrando o meu trabalho e compartilhando com você o que eu sei para que você possa chegar onde eu cheguei!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat